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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

a educação popular, o que demonstra que há é preciso mais

estudos desse tema.

Feita a escolha dos textos a partir do que apresen-

tavam no título ou nos resumos, conforme anteriormen-

te mencionado, por tratarem do tema EdoC e E.P. /Freire,

buscando as convergências, os apresentaremos resumida-

mente em forma de tabela, com os seus respectivos auto-

res e autoras.

Tabela 1

Autor/a

Educação do

Campo

Educação Popular Ambas convergem

em

Luiz Gomes da Silva

Filho.

Dissertação:

“Educação do cam-

po e Paulo Freire na

atualidade: um olhar

sobre o currículo de

pedagogia da ter-

ra da UFRN. UFPB,

2015.

Eleva os saberes e os

seus sujeitos;

Ligada a realidade

que a produziu;

Reinventa a sua pe-

dagogia;

É uma pedagogia

dos demitidos da

terra;

Se faz na luta por di-

reitos negados.

Denúncia da educa-

ção bancária nega-

dora dos sujeitos;

Relação entre educa-

dor-educando-mun-

do;

Saber da experiência

feito exige novo cur-

rículo;

A pedagogia deve

ser reinventada e ja-

mais transplantada.

O Movimento Por

Uma Educação do

Campo e a Pedago-

gia de Paulo Freire

constroem educação

alternativa;

EdoC bebe da heran-

ça da pedagogia de

Paulo Freire;

EdoC e E.P. são feitas

no tensionamento

ao atual modelo so-

cietário;

Há indissociabilida-

de;

São meios de resis-

tência ao capitalis-

mo; formam sujeitos

em toda a sua ple-

nitude e recusam o

determinismo.

Raimundo

Sidnei

dos Santos Campos.

Artigo:

“Educação

popular e educação

do campo na articu-

lação de concepções

e práticas emancipa-

tórias”

III Conedu/2016

Rediscute educação

e modelo de socie-

dade;

Faz-se no agir cole-

tivo;

Faz valer direitos;

luta por qualidade

de vida das pessoas;

Visa a um projeto de

sociedade e de de-

senvolvimento; bus-

ca a emancipação e

articula um projeto

popular

Leitura da realidade

para engajamento e

ação política;

Forjada na concre-

tude;

Parte do interesse de

quem aprende no

diálogo problemati-

zador;

Educação como ação

política e por isso

comprometida com

um projeto de trans-

formação

Se relacionam dia-

leticamente e são

propostas emancipa-

tórias rumo a trans-

formação;

São práticas liber-

tadoras e dialógicas

com valorização dos

saberes e práticas;

Há interação com

outros sujeitos (fora

da escola);

Almejam democra-

cia, justiça social;

A partir de Freire se

teve uma nova forma

de educação no/do

campo