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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

Numa perspectiva libertadora, valorizando as expres-

sões culturais, estimulando a compreensão crítica da prática

social, a escola pode tornar esses indivíduos protagonistas

de sua história e a tecnologia pode sim ser um elemento

catalizador dessa transformação, onde a centralidade no in-

divíduo deve ser uma premissa fundamental.

REFERÊNCIAS

ADAMS, Telmo; STRECK, Danilo R.

Educação Popular e No-

vas Tecnologias.

Educação (PUCRS. Impresso), Porto

Alegre, v. 33, p. 119-127, 2010. Disponível em:

http:// revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/arti cle/view/7346.

Acesso em 10 abr 2018.

CASTELLS, Manuel.

Redes de indignação e esperança:

mo-

vimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos

Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 271 p.

FREIRE, Paulo.

Ação cultural para a liberdade e outros es-

critos

. Tradução de Claudia Schilling. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1968, 149 p

______.

A máquina está a serviço de quem?

Revista BITS, p.

6, maio de 1984.

______.

Pedagogia da Pergunta.

Rio de Janeiro: Paz e Terra,

1998.

______.

Pedagogia do Oprimido

. Rio de Janeiro: Paz e terra,

2005.

______.

Conscientização:

teoria e prática da libertação uma

introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São

Paulo: Moraes, 1980.

______.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessários à

prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOUNIER, Emmanuel.

Personalism.

London: Routledge

&Kegan Paul ltd, 1952.

means that the person belongs to nobody else but to himself: the child is a

subject, it is not a RES societatis nor a RES familiae nor a RES Ecclesiae. Not

that it is purely subjective nor an isolated subject.”