Table of Contents Table of Contents
Previous Page  380 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 380 / 2428 Next Page
Page Background

380

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

REFERENCIAL TEÓRICO

1 O Enade

O Enade foi criado através da Lei 10.861/2004 com o

objetivo de avaliar o desempenho de estudantes dos cur-

sos de graduação do Ensino Superior brasileiro. Através dos

resultados, busca oferecer um panorama da qualidade dos

cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. De

acordo com Feldamnn, Souza e Heinzle (2016), o Enade tem

como objetivo principal analisar e avaliar o rendimento dos

alunos de diversos cursos de graduação, fazendo relações

pontuais com conteúdo de uma matriz curricular, além do

desenvolvimento de habilidades e competências específicas

do curso.

Canan e Eloy (2016) apontam que a prova “vem sendo

importante elemento de construção curricular na universi-

dade e, igualmente, tem impactado na gestão dos cursos

que, em busca de resultados positivos, acaba gerando estra-

tégias de gestão que contemplem as atividades vinculadas

ao preparo dos alunos para a prova” (CANAN e ELOY, 2016,

p. 623). Já na concepção de Aragão e Bertagna (2017), a co-

brança que a universidade tem recebido está diretamente

relacionada às diretrizes estabelecidas pelo Banco Mundial

“[...] que dissemina a perspectiva neoliberal e exerce um pa-

pel central no processo de globalização e na expansão do

capitalismo.” (p. 242). Desta forma, é necessário perguntar:

como equalizar esta demanda por bons resultados que a

universidade precisa atender e ao mesmo tempo dar conta

da educação humanizadora?

2. Paulo Freire e a Educação Humanizadora

Segundo Mira (2017), o Humanismo em Freire deve

ser pensando para a educação no contexto latino, mais es-

pecificamente o brasileiro, como a base para currículos e

atuação da gestão de instituições de ensino com vistas à