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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Entre os principais pontos de debate, a presente pesquisa

aponta para o seguinte:

a) Como a universidade pode equacionar a demanda

por resultados junto ao Ministério da Educação e a

educação humanizadora, como proposta em Freire

(2015)?

De acordo com Canan e Eloy (2016), avaliações como

o Enade são significativas aliadas das estratégias de gestão

em busca da excelência. Ainda que as autoras, em sua pes-

quisa, tenham encontrado indícios de forte regulação e de

indução à reorganização curricular, é necessário preparar os

alunos para ir além da prova e não somente até ela. Sobre

isso, Mira (2017) aponta que o atendimento aos aspectos le-

gais, pela perspectiva do Humanismo em Paulo Freire, deve

ser baseado em sua aplicação pedagógica. Essa aplicação

pedagógica a que se refere a autora (MIRA, 2017) diz respei-

to aos princípios da educação humanizadora proposta por

Freire (2015): educação para a cidadania, para os direitos

humanos dos sujeitos educativos, para o diálogo sensível,

para o cuidado do outro e o cuidado de si (MIRA, 2017).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para que o Enade tenha sentido e relevância para o

desenvolvimento da Educação Superior, precisamos traba-

lhar conjuntamente: governo, universidade e comunidade.

Passando por uma avaliação crítica no que concerne à ga-

rantia da formação humana dos estudantes da Educação

Superior, é importante que se proponha novos caminhos,

não perdendo de vista o objetivo maior de qualquer tipo de

avaliação, que é o de trazer melhorias.

As melhorias para a Educação Superior perpassam di-

versas dimensões como a aprendizagem dos estudantes e a

formação de profissionais competentes. Porém, vislumbra-

mos que a educação humanizadora ainda ocupa um entre-

-lugar nas IES, visto que, de acordo com o próprio Sinaes

(BRASIL, 2004), a responsabilidade social – único item de ca-