Table of Contents Table of Contents
Previous Page  299 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 299 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

299

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto,

mas sujeito também da história. (FREIRE, 2011, p. 53)

Freire tinha uma compreensão do ser humano não so-

mente como sujeito cognoscente, mas como sujeito cultu-

ral, pois a cultura é a matriz constitutiva do ser humano.

Assim, educar é construir um projeto de humanidade,

para a infância, para adolescência, para jovens e adultos que

estejam na escola. É perceber que somos seres inacabados.

A proposta de um espaço humanizado, dialógico e

problematizador consiste na criação de uma escola na qual

se instigue a curiosidade e a criatividade do educando. Um

lugar que contribua para a construção de novos valores,

com uma relação e prática social mais reflexiva, harmonio-

sa e solidária. Por isso, propor uma relação dialógica como

pressuposto fundamental para a renovação da educação e

da escola é tarefa que se impõe neste momento. Sendo as-

sim, acreditamos em:

Uma escola democrática em que se pratique uma pe-

dagogia da pergunta, em que se ensine e se aprenda com

seriedade, mas em que a seriedade jamais vire sisudez. Uma

escola em que, ao se ensinarem necessariamente os con-

teúdos, se ensinem também a pensar certo. (FREIRE, 1991,

p. 24).

Dentro de uma sociedade aberta e crítica, a cidada-

nia se desenvolve num ambiente democrático. Pois, como

nos traz Freire, quanto menos criticidade em nós, tanto mais

ingenuamente tratamos os problemas e discutimos super-

ficialmente os assuntos. Não é possível conceber uma edu-

cação que não propicie a comunidade escolar condições de

verdadeira participação, em que se valorize a cultura do ou-

tro, reconhecendo a sua incompletude e fortalecendo espa-

ços dialógicos e democráticos.

OS DIÁLOGOS PERMANECEM NUM CONSTANTE

MOVIMENTO DE REINVENÇÃO...

Oficinas, palestras, encontros, debates, eventos cul-

turais, entre outros são importantes ferramentas na cons-