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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), e a Lei de Diretrizes e

Bases (BRASIL, 1996) que enfatizam a necessidade de uma

formação educacional comprometida com a formação para

a cidadania crítica. Entende-se por cidadania, uma formação

que vai muito além do (re)conhecimento de direitos e de-

veres individuais. Uma formação que vise à cidadania plena

dos estudantes deve também estar atenta aos múltiplos dis-

cursos que têm circulado na vida social e aos impactos que

tais discursos podem causar na vida em sociedade.

Nesse sentido, a humanização e cidadania represen-

tam uma educação corajosa, possibilitando a reflexão sobre

si mesmo, sobre o seu tempo, suas responsabilidades e seu

papel na sociedade. Uma educação que encoraja, empodera

e instrumentaliza homens e mulheres. Ao nos embasarmos

em Freire, entendemos que existir ultrapassa viver porque é

mais do que estar no mundo. É estar nele e com ele (FREIRE,

1967). E é nesse movimento que incorporamos um sentido

para nossas ações, transcendendo barreiras, resgatando es-

peranças e resinificando o nosso sentir, pensar e agir.

Eventos, oficinas, palestras, entre outros são de gran-

de importância para a sociedade, pois podem contribuir

para o amadurecimento do ser humano, além de fortalecer

a identidade pessoal, voltada para a responsabilidade social.

Eventos multidisciplinares agregam conhecimento, lazer e

identificação pessoal, contribuindo para a formação inte-

lectual e humana de todos os segmentos da comunidade

escolar. Neste contexto, a escola pode e deve repensar a

formação de seu aluno, ajudando-o a tomar o rumo para a

idealização de sua própria vida, resgatando o poder político

da população na elaboração de valores sociais calcados na

emancipação humana e na vontade democrática. Torna-se

imprescindível a gestão mais participativa, pressupondo que

alunos, servidores e familiares tenham a capacidade de par-

ticipar efetivamente do processo de formação dos sujeitos

e a formulação de ações pertinentes, para uma tomada de

consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de in-

tervenção e transformação social.