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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

UMA EDUCAÇÃO COMPROMETIDA COM A CIDADANIA

E HUMANIZAÇÃO NA ESCOLA

Vivemos um contexto permeado pelas marcas do pro-

cesso de globalização, com uma massa de informações que

ora facilitam o acesso aos mais variados conhecimentos, ora

incentivam uma cultura condensada, que instiga o esforço

mínimo de interpretação e reflexão. Por conseguinte, a ca-

rência e vazio de aprofundamento e diálogos com os jovens

em formação têm manifestado uma multiplicidade de di-

mensões em crise, que se projetam de maneira diversa na

sociedade.

Estamos diante de uma tarefa histórica: saber quem

são os jovens, quais são suas dúvidas e inquietações, a fim

de dialogar, propondo ações conjuntas (escola e família).

Esse caminho precisa ser construído coletivamente para se

consolidar como uma ação significativa de mobilização e ex-

perimentação. É com base no trabalho conjunto e colabora-

tivo entre escola e familiares dos estudantes que o projeto

“Educação para a cidadania no CTISM: ações multidiscipli-

nares”, está proposto. Somado a isso, são os próprios estu-

dantes que têm apresentado novas demandas que a escola,

enquanto instituição formadora, não pode negligenciar.

O referido projeto busca além de contribuir para a for-

mação cidadã da comunidade escolar do CTISM, fomentar

o acesso e a reflexão crítica da comunidade escolar sobre

tópicos de interesse escolar e profissional; fomentar a re-

flexão crítica da comunidade escolar sobre temas que têm

suscitado amplo debate e, por vezes, controvérsias na so-

ciedade; estreitar e fortalecer o relacionamento entre CTISM

e familiares dos estudantes, de modo a estabelecer uma

ampla rede de apoio e colaboração entre escola e família

em prol do desenvolvimento dos estudantes; estimular a ca-

pacitação permanente do corpo docente e dos servidores

técnicos em assuntos educacionais por meio da promoção

de palestras, rodas de conversa, oficinas e etc, que tratem

de questões pertinentes ao contexto de ensino do CTISM;

e estabelecer parcerias com outros projetos e  instituições,