Table of Contents Table of Contents
Previous Page  296 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 296 / 2428 Next Page
Page Background

296

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

efetivando planos de ações que auxiliem na  intervenção

profissional e transformação social.

A proposta do projeto é construída colaborativamente

com a comunidade escolar e tem como princípio a conside-

ração dos temas e questões pertinentes ao contexto edu-

cacional e profissional do CTISM. Por essa razão, a metodo-

logia é flexível e busca construir mecanismos e estratégias

de envolvimento e participação de toda a comunidade na

proposição de temas para os eventos realizados.

Como proposta metodológica pretende fomentar

a ampla participação da comunidade escolar bem como

identificar os temas de interesse para essa comunidade e

promover eventos de formação crítica para a cidadania a

partir das seguintes estratégias: coleta e sistematização dos

contatos de familiares dos estudantes do CTISM; análise, de-

senvolvimento e aperfeiçoamento de estratégias de comu-

nicação entre equipe do projeto e comunidade escolar; con-

sulta à comunidade escolar sobre possíveis temas a serem

abordados nos eventos; proposição de uma agenda geral

de eventos; fortalecimento de parcerias com as diferentes

instituições e profissionais das diversas áreas, ampliando

as possibilidades de ações coletivas voltadas para todos os

segmentos; proposição, organização e realização de even-

tos multidisciplinares, com foco em temas transversais e de

real interesse da comunidade escolar, voltados à formação

cidadã dos estudantes e à qualificação do ensino básico do

CTISM

3

e desenvolvimento de mecanismos de avaliação dos

eventos organizados pela comunidade escolar segundo os

objetivos principais de cada evento realizado.

A partir de demandas próprios estudantes, eviden-

ciou-se a importância de que se fomentassem a reflexão

crítica sobre temas atuais com foco na vida em sociedade,

como a intolerância e o preconceito. Temas dessa natureza

também são parte da formação de nossos estudantes, e, por

isso, não podem ser ignorados. A formação para o trabalho

3

Conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (UFSM-

CTISM, 2015-2017, p. 45).