Table of Contents Table of Contents
Previous Page  305 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 305 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

305

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

próprio empreendedorismo. Melhor dizendo, possibilitar que

o jovem tenha autonomia e possibilidades de escolha na sua

inserção ao mercado de trabalho, seja ela como emprega-

do ou empregador, ou outra opção que lhes convenha. Com

este tema, iniciei a minha própria “pedagogia da esperança”.

Porém, era nítido que para alcançar resultados, não bastava

a minha voz e o meu entendimento, pois classicamente eu

vislumbrava que “ensinar não é transferir conhecimento, mas

criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua

construção”.

3

Assim, me debruçando nas práticas freirianas e ambi-

cionando compreender o formato e objetivos dos “círculos

de cultura”, comecei a fazer uma analogia entre estes e os

“círculos de paz”

4

, advindos de uma metodologia da justiça

restaurativa, tema que venho pesquisando desde a gradua-

ção. O escopo dos “círculos de paz” é que os envolvidos

debatam seus sentimentos, exponham seus argumentos

e busquem, a partir disso, amenizar as próprias diferenças

existentes. Cada círculo pode possuir um direcionamen-

to dependendo da turma com que se está trabalhando e

do objetivo que pretende ser alcançado, que pode ser, por

exemplo, o fortalecimento de vínculos ou até mesmo a re-

solução de um conflito preexistente. No início, busquei auxí-

lio com facilitadores do município de Caxias do Sul/RS, que

são pessoas da comunidade que realizaram uma capacita-

ção para tal atividade. Em um segundo momento, comecei

a utilizar o formato não somente para estas questões, mas

para administração dos conteúdos que deveriam ser abor-

dados. Para tanto, repeti diversas vezes um questionamento

de Freire “por que não estabelecer uma “intimidade” entre

os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a expe-

riência social que eles têm como indivíduos”?

5

3 FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

: saberes necessários à prática edu-

cativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 22.

4 Para mais informações sobre a metodologia dos círculos de paz, sugere-se

pesquisa sobre as práticas da professora norte-americana

Kay Pranis

.

5 FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

: saberes necessários à prática edu-

cativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 30.