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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ocasionam pensamentos acerca dos acontecimentos, do e

no mundo, buscamos trazer à discussão questões de diver-

sidade de gênero na educação, sob a luz da teoria de Paulo

Freire.

A instituição escolar foi constituída na história da hu-

manidade enquanto espaço de socialização do conhecimento

formal. O processo de educação vai além do formal, uma vez

que possibilita novas formas de pensamento e de comporta-

mento: por intermédio das artes e das ciências, o ser humano

transforma sua vida e a de seus descendentes. A escola é,

assim, um espaço de ampliação da experiência humana, de-

vendo, para tanto, não se limitar às experiências pedagógicas

imobilizadoras, mas buscar metodologias que disseminem e

dialogam com o conhecimento contemporâneo.

Para Freire (1996), educação no Brasil tem por fetiche

o social, reproduzindo a desigualdade, a marginalização e

a miséria. Baseados nessas reflexões, apresentamos como

objetivo a discussão em relação às identidades de gênero,

com especial ênfase na teoria freiriana. Para contemplá-lo,

desenvolvemos o estudo baseado na perspectiva qualitati-

va, a qual abrange o entendimento da ocorrência dos fatos a

que o objetivo se propõe. Para isso, é essencial a abordagem

crítica sobre as ações afirmativas que expressam a diversida-

de de gênero, em específico, no ambiente educativo.

Entendemos que as relações de gênero - incluídas no

currículo da escola - são fundamentais, buscando contribuir

para a promoção da igualdade, na medida em que promo-

vem o respeito à diversidade. Partimos do pressuposto de

que a escola, enquanto espaço social, pode proporcionar a

convivência com a diversidade. Estimamos, também, esse

espaço como vantagem para a discussão de questões refe-

rentes à diversidade de gênero.

DIVERSIDADE DE GÊNERO EM QUESTÃO NA ESCOLA

PÚBLICA

A diversidade caracteriza-se como uma das precio-

sidades do ser humano; a existência das diferenças entre