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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para tanto, a instituição de ensino, de modo especial,

a educação em sua condição de completude, apresenta-se

como ferramenta para que se constitua a nossa sociedade.

Essa, ao mesmo tempo em que contribui para manter e re-

produzir as desigualdades entre os gêneros, também com-

põe um importante mecanismo de mudança de aproxima-

ção a uma condição mais igualitária entre homens e mulhe-

res. No Brasil, o investimento em políticas de ação afirmativa

começou com intenção de eliminar desigualdades historica-

mente surgidas, garantindo, assim, a igualdade de gêneros.

Uma educação disposta a assegurar a diversidade hu-

mana necessita de exercícios, tolerância e respeito ao conví-

vio com a diversidade. Isso nos remete a olhar o outro com

olhos de sensibilidade e disposição de alteridade.

Portanto, consideramos como necessários os valores

de alteridade e sensibilidade, para resolver esse impasse,

uma vez que o sonho de igualdade só cresce no terreno

de respeito às diferenças. Nesse sentido, consideramos im-

prescindível o investimento de políticas públicas ao com-

bate à intolerância de gênero, contando que é necessário

o empenho do Ministério da Educação, juntamente com

ações nas escolas e universidades. Ações que enfatizem a

discussão acerca da diversidade de gênero, com palestras

em grupos, a fim de uma integração entre famílias e alunos,

para que assim, por intermédio da informação, o indivíduo

perceba que o respeito às dessemelhanças não interfere em

sua opinião, na sua integração social, mas sim faz considerar

que cada um tem o direito de ser o que quiser e estar onde

quiser. Ademais, é imprescindível que tais meios garantam

os direitos desses cidadãos, mediante ao reconhecimento

social, para que assim possa ser garantida igualdade no país.

REFERÊNCIAS

AUAD, Daniela.

Educar meninas e meninos:

relações de gê-

nero na escola. São Paulo: Contexto, 2006.