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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

Dada a importância da articulação da família, da esco-

la e dos professores nesse processo de construção, enten-

der que o conhecimento adquirido são saberes que fazem

parte de um todo do mundo que a criança vive e de de-

senvolve, de maneira diversificada, suas experiências e que

dependendo da forma com essa vivencia é conduzida, nesse

caso da escola, o aproveitamento desses saberes pode ser

fortalecido ou não. À medida que, o trabalhado pedagógico

pauta-se na forma criativa, produtiva, construtiva e prazero-

sa para ambos educador e educando com possibilidades de

se consolidar uma relação pautada no respeito.

Para Freire(1996) respeitar os saberes já adquiridos

torna-se uma exigência plausível de ser desenvolvida pela

escola e mais precisamente pelo professor, que neste ca-

so,para o aporte do protagonismo infantil, a forma de atua-

ção nesta fase da vida, aponta para a interação da escola

com as crianças, considerando a capacidade de desenvolver

competências e habilidades, e de interagir com as mais va-

riadas formas de construir conhecimento.

E, suscita pensar que os elementos apontados pelo

autor, sobretudo para o educador, também se aplicam às

crianças e que remetidas à infância têm relevância e fazem

sentido do ponto de vista da prática docente no contexto do

protagonismo infantil.

A curiosidade como inquietação indagadora, como

inclinação ao desvelamento de algo, como pergun-

ta verbalizada ou não, como procura de esclareci-

mento, como sinal de atenção que sugere alerta

faz parte integrante do fenômeno vital. Não have-

ria criatividade sem a curiosidade que nos move e

que nos põe pacientemente impacientes diante do

mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo

que fazemos (FREIRE, 1996, p. 15).

Assim, a infância através da abordagem da auto-

nomia e do protagonismo, a elaboração e afirmação do

pensamento crítico de educadores aparecem como mote

para a reflexão da formação docente. Que, considera-

da um elemento fundamental no conjunto de discussões