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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

que primam pela qualidade do que se ensina e do que se

aprende, pelas ações pautadas no respeito aos saberes e

na reciprocidade da construção do conhecimento, tendem

a aproximar um diálogo relevante entre prática docente,

criatividade e criticidade.

Então, para pensar os “saberes necessários para prá-

tica docente, Freire (1996) instiga o pensamento reflexivo

sobre:

A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é

transferir, depositar

,

oferecer

,

doar

ao outro, tomado

como paciente de seu pensar, a intelegibilidade das

coisas, dos fatos, dos conceitos. A tarefa coerente

do educador que pensa certo é, exercendo como

ser humano a irrecusável prática de inteligir, desa-

fiar o educando com quem se comunica e a quem

comunica, produzir sua compreensão do que vem

sendo comunicado. Não há intelegibilidade que

não seja comunicação e intercomunicação e que

não se funde na dialogicidade. O pensar certo por

isso é dialógico e não polêmico. (FREIRE, 1996, p.

17. Grifo do autor).

Entendo o processo de formação docente como

contínuo, rigoroso e sistemático, a afirmação dos elemen-

tos apontados na perspectiva freiriana, possibilita que o

educador se perceba como um sujeito em constante mo-

vimento em busca da evolução do pensamento crítico na

aplicabilidade dos construtos oriundos do exercício da prá-

tica educativa.

Portanto, na perspectiva freirianas considerações so-

bre a prática docente sugerem uma reflexão crítica sobre a

relação do educador com o educando, a reciprocidade do

respeito aos saberes, à identidade do educando, às emo-

ções e às significações que dão sentido ao processo de

construção do pensamento crítico na afirmação do protago-

nismo infantil. Desta forma

,

na continuidade deste estudo,

pretende-se ampliar a reflexão acerca das abordagens de

Freire (1996) considerando outros estudos que tratam desta

temática.