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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

das atividades pedagógicas e outras atividades escolares. As

escolas elaboram cronogramas, planos de trabalho e horários

diários geralmente concernentes com a legislação interna e

externa. Contudo, os docentes desenvolvem a regulação em

conformidade com as determinações, tendo em vista o cum-

primento das propostas elencadas no plano de trabalho.

Pensar o fazer pedagógico integrando práticas de de-

senvolvimento da aprendizagem e o estimulo à autonomia

das crianças sugere pensar: formação docente e práticas pe-

dagógicas para desenvolver a autonomia na infância.

Neste estudo, recentemente iniciado, pretende-se

analisar práticas docentes, cujo foco está voltado para a fai-

xa etária que compreende a primeira infância.

Para prosseguir com o estudo, faz-se necessário com-

preender os fatores e o processo relacionados ao desen-

volvimento da autonomia na infância com base na obra

de Paulo Freire, cuja abordagem permeia a autonomia dos

sujeitos e a possibilidade de emancipação dos indivíduos

através da elaboração do pensamento crítico, dando a eles

o protagonismo de suas ações e decisões.

Para agregar a esta pesquisa, pretende-se estudar a

obra da Pedagogia da Autonomia na perspectiva da cons-

trução do protagonismo na infância, desenvolvendo um

estudo cunho qualitativo com análise bibliográfica, tendo

como ponto de partida a obra já citada de Paulo Freire e

periódicos pertinentes que tratem desta temática. Esta fase

do estudo será feita posteriormente e será compreendida

como um estado da arte associando autonomia e protago-

nismo infantil como sendo essenciais ao desenvolvimento

na primeira infância e a isto, atribuindo a formação de pro-

fessores como um potente auxiliador desta demanda, que

surge no desenvolvimento infantil e pode ser desbravada

em estudos posteriores.

Portanto, o ensaio que aqui proponho, trata-se de uma

abordagem sistemática de um estudo inicial da concepção

de Paulo Freire, com vistas a relacioná-la à prática docente

voltada para o desenvolvimento da autonomia na infância.