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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

afirmar que o fazer em enfermagem supera a prática curati-

va, demandando atenção para os determinantes do proces-

so saúde/doença.

Contraditoriamente, Renovato

et al

. (2009, p. 243) afir-

mam que “as Diretrizes Curriculares Nacionais para o En-

sino de Enfermagem pareceram inserir o modelo de com-

petências”. Neste sentido, Apple (1989, p. 112) sugere que

“as escolas atuam como agente de reprodução econômica

e cultural de uma sociedade iníqua”, afirmação corroborada

por Frigotto (1999, p. 26), que indica que “trata-se de subor-

dinar a função social da educação de forma controlada para

responder às demandas do capital”.

Superar as contradições postas ao ensino em enferma-

gem requer o uso de “práticas discursivas que consolidem

um paradigma inovador no sentido de formar profissionais

instigados à participação política que possibilite a visibilida-

de do corpo de conhecimento produzido pela enfermagem,

assim como da identidade do profissional” (PAI; SCHRANK;

PEDRO, 2006, p. 85). Pressupõe a elaboração de proposições

conceituais que respondam aos desafios e sejam capazes

de “inferir que o projeto ético-político da enfermagem deve

produzir conhecimentos e uma prática social que su-

pere a reprodução de práticas hegemônicas e dominantes

no campo da saúde” (SENA

et al

., 2008, p. 28).

Bezerra (2012) refere a formação docente como pro-

motora do sucesso do discente. A autora entende a escola

como um espaço social de conhecimento que concilia a re-

flexão na ação e sobre a ação, resultando na intervenção

consciente e fundamentada na análise da prática docente,

dos resultados e do desempenho de aprendizagem, geran-

do uma necessidade de ruptura com o modelo didático pe-

dagógico arcaico, que deve ser substituído por um alarga-

mento de saberes a partir da relação indissociável entre a

prática e a teoria.

Encontrar alternativas que articulem a educação à

transformação da sociedade, em busca de um ensino capaz

de responder às questões originadas dos conflitos sociais é