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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

culo XIX. Seu fazer passou a ser constituído e a integrar as

práticas em saúde, bem como seus profissionais às equipes

multidisciplinares, com divisão técnica horizontal e vertical

do trabalho (PIRES, 2009).

A verticalidade acontece pela composição dos profis-

sionais e seus níveis de formação. Esta condição também

pode ser observada pela divisão de atribuições e compro-

missos, onde “cabe ao enfermeiro as atividades de ensino,

supervisão e gestão e ao pessoal técnico e auxiliar, a maioria

das atividades de assistência” (DONATO GÖTTEMS; DOR-

NELLES ALVES; DE SENA, 2007, p. 3).

Em consequência, “o seu exercício requer uma forma-

ção especial e a produção de conhecimentos que funda-

mentem o agir profissional” (PIRES, 2009, p. 740). Entretanto,

abranger a práxis em enfermagem implica na apreensão da

essência profissional e como se constitui a inserção dos tra-

balhadores em seus diversos lócus profissionais.

Ao longo do tempo, no Brasil, a educação profissio-

nal sofreu diversas alterações e foi motivada por diferentes

aspectos, mas sempre esteve direcionada para a população

de baixa renda (QUEVEDO, 2011). Porém, a enfermagem

surgiu no interior da igreja, de forma pragmática (ALCÂN-

TARA, 1964).

Com o passar do tempo e a demanda por profissionais

que apresentassem resolutividade frente às epidemias, o co-

nhecimento foi sistematizado (NASCIMENTO, 2006). Contu-

do, a falta de acordo, entre enfermeiros, sobre a formação

em nível médio acabou por levar a formação deste profis-

sional para a responsabilidade do poder público (DONATO

GÖTTEMS; DORNELLES ALVES; DE SENA, 2007).

Quevedo (2011, p. 154) refere que, “atualmente, a

educação profissional não consiste em simples instrumento

de política assistencialista nem se resume à simples prepa-

ração do indivíduo para execução de determinado conjunto

de tarefas”. No entanto, o paradigma hegemônico atua so-

bre a cultura que, por sua vez, influencia a educação e estes

aspectos podem ser observados nos diferentes elementos