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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

constitutivos do sistema de ensino (LIMAVERDE, 2015). Nes-

se aspecto, Moraes (2016) destaca que:

[…] o método reducionista foi se enraizando em

nossa cultura e levou-nos a um processo de aliena-

ção e a uma crise planetária de abrangência multi-

dimensional, traduzidos por processos de fragmen-

tação, atomização e desvinculação. Em consequên-

cia, a cultura foi ficando dividida, os valores, cada

vez mais individualizados, e os estilos de vida, mais

patológicos (MORAES, 2016, p. 43).

Limaverde (2015, p. 16-17) afirma que, ainda que esta

convenção represente os interesses da sociedade em rela-

ção ao papel social de seus membros, a escola permane-

ce como lócus privilegiado para a formação de indivíduos

analíticos e produtivos, capazes de realizar uma leitura ade-

quada da realidade, comprometidos e propositivos com sua

transformação, tendo “a capacidade de influenciar, direta-

mente, a formação dos indivíduos a fim de que eles possam,

por sua vez, causar transformações sociais importantes”. Na

enfermagem, é importante destacar que:

[...] considerando-se a sua característica intrínseca

de cuidar de seres humanos, tem potencial para

uma maior aproximação com as múltiplas dimen-

sões do objeto de trabalho em saúde. Neste senti-

do, precisa alimentar-se de diversas disciplinas do

campo das humanidades, além daquelas básicas e

tradicionais da “ciência normal” em saúde (biologia,

fisiologia e outras). No entanto, majoritariamente, a

prática assistencial, a produção de conhecimentos

e a formação profissional têm sido fortemente in-

fluenciadas pela ciência positivista e pelos padrões

da biomedicina, de modo que, no âmbito do tra-

balho coletivo em saúde, a enfermagem tem tido

pouca força para se contrapor ou diferenciar-se do

modelo hegemônico (PIRES, 2009, p. 743).

De acordo com Sena

et al

. (2008, p. 27), isso acontece

porque “ainda prevalece na atenção à saúde uma prática

centrada no ato dos profissionais e nas tecnologias com ên-

fase na atenção individual e curativa”. Outrossim, se pode