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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mação do docente desta área, na formação do discente que

se propõe à prática assistencial e na educação dos usuários

deste serviço, ampliando os conceitos que se tem sobre o

tema através da perspectiva de cidadania (MORETTI-PIRES

et al

., 2010). Cabe salientar, entretanto, que este estudo bus-

ca dirigir sua reflexão para o ensino técnico de nível médio

em enfermagem.

O ensino profissional surgiu da necessidade de mão

de obra especializada, preparando técnicos para o mercado

de trabalho. Estes aspectos ainda podem ser observados nas

matrizes curriculares da educação profissional de nível mé-

dio em enfermagem, onde se observam premissas do ensi-

no voltado à atenção biomédica, em detrimento ao cuidado

pautado no atendimento integral, além de outras questões

relativas à organização do trabalho.

Contudo, a enfermagem se caracteriza pela especifici-

dade de sua ação e particularidades de sua inserção organi-

zacional. Deste modo, sua formação não pode se constituir

somente de elementos teórico-práticos, desconsiderando

os aspectos políticos, educativos e institucionais.

De acordo com Szewczyk

et al

. (2005), a atividade em

enfermagem, docente ou assistencial, se constitui em uma

prática educativa que se efetiva nas articulações com os dife-

rentes atores deste cenário. Assim sendo, à medida em que

aprende, o profissional em enfermagem também ensina.

Neste sentido, as reflexões de Freire sustentam o con-

ceito de promoção da saúde, tendo a autonomia como fer-

ramenta de transformações sociais. Diante da possibilidade

do pensamento freireano influenciar a prática e a formação

técnica em enfermagem, surge o imperativo de evidenciar

as questões epistemológicas da educação neste nível de en-

sino, bem como apreender a hermenêutica desta profissão.

PROFISSIONALIZAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO EM

ENFERMAGEM E SUA FORMAÇÃO

Historicamente determinada como atividade social, a

enfermagem se consagrou com Florence Nightingale, no sé-