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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1963

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

bitação, educação, segurança.

LEGADOS HISTÓRICOS E HUMANOS

Pensar o legado desses dois grandes teóricos da edu-

cação parece ser uma tarefa ousada. O que efetivamente

influencia o ser humano? Para Marques (1988, p.144) na plu-

ralidade e na multiplicidade das quais a sociedade é marca-

da corroboram para uma necessidade crescente da solida-

riedade. O indivíduo como sujeito social e humano procura

se vincular a espaços de pertencimentos, nos quais ele se

identifica, procurando participar, pois se constitui no ser ou-

tro distinto. O ser humano tem uma necessidade fundamen-

tal de se transformar enquanto um ser educável, deixando

a si mesmo a sua espontaneidade, considerando os atribu-

tos históricos que o qualificam como um ser incompleto e

inacabado. Reconhecendo a incompletude o ser humano

busca, nas potencialidades que vai construindo, um amadu-

recimento que a educação oferece como possibilidade real

e concreta.

Olhar e entender a história da educação é procurar

entender as dinâmicas de humanização que aparecem pe-

los meandros da vida em sociedade. Por um lado, temos as

elites procurando encontrar as formas de como manter os

privilégios, os quais, por vezes, apresentam riscos de perda

de direitos para a maioria da população. Por outro lado, te-

mos a educação com viés humano sempre na constante luta

para ser um espaço de emancipação, procurando garantir às

pessoas oportunidades de se constituírem como seres hu-

manos capazes de emancipar sua condição social, histórica

e cultural.

Nesse sentido, afirma-se, a cada dia, a necessidade de

apostar numa cultura democrática que permeia os espaços

de decisão, que caminham por duas possíveis alternativas:

criação de espaços para participação popular e o respeito

às diferenças individuais (SILVA, 2014, p.169). Dessa forma,

somos imbuídos todos/as de fazer frente à

capacidade de

resistir e a necessidade de se organizar,

como frentes impor-