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1958

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS

A reflexão que propomos pretende ser uma tentativa

de contribuição para trazer à tona algumas questões acerca

do legado de destes autores que colaboraram profundamen-

te com um processo de conscientização. Ambos, Paulo Freire

e Mário Osório Marques, trazem um grande legado de expe-

riências, voltados para a educação e promoção da consciên-

cia do ser humano

para si e em relação

com os outros.

O processo de humanização, emancipação, de auto-

nomia, acontece na medida em que o ser humano se dá

conta da sua condição histórica, social, política no mun-

do em que está envolvido. Assim, o ponto de partida para

uma análise

de si das relações com os outros

é possuir uma

compreensão crítica dos seres humanos como existentes no

mundo e com o mundo, isto é, como sujeitos políticos de

suas condições de vida.

A emersão da consciência popular, mesmo ainda

ingenuamente transitiva, procura o desenvolvimen-

to da consciência das classes dominantes. É que a

transitividade ingênua anuncia, nas massas popula-

res emersas, a constituição da consciência de classe

dominada, com que se assumem como “classe para

si”. Desta forma, assim como há um momento de

surpresa entre as massas populares quando come-

çam a ver o que antes não viam, há uma correspon-

dente surpresa entre as classes dominantes quando

percebem que estão sendo desveladas pelas mas-

sas. Esta dupla revelação provoca ansiedades numa

e noutras. As massas populares se fazem ansiosas

por liberdade, por superar o silêncio em que sem-

pre estiveram. As classes dominantes, por manter o

“status quo”, para o que se inclinam, em função do

grau de pressão naquelas, as reformas estruturais

que não afetem o sistema em sua essência. (FREIRE,

1981, p.75)

Refletir acerca do processo de conscientização requer

pensar sobre a ampla capacidade de diálogo e disposição

de escuta. Como a educação contribuiu e continua a contri-

buir no processo de tomada de consciência do ser humano?

Certamente, para além de meramente repassar e transmitir