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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1961

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

tervir no mundo. Conforme Freire (2015), a intervenção

acontece à medida que não se restringe ao conhecimento

dos conteúdos ensinados e/ou aprendidos, mas num esfor-

ço de reprodução da ideologia dominante ou mesmo o seu

desmascaramento. Acreditar na neutralidade da educação é

desconhecer a história e assumir o hegemônico que perfaz

a leitura prevalecente.

Marques, por sua vez, (1996, p. 140) ressalta a com-

plexidade e antagonismos presentes no espaço da escola

capitalista:

Ao produzir conhecimentos utilizáveis na esfera

econômica, a escola exerce funções de mediação,

de seleção e de transformação, entre os conceitos

científicos e o mundo do trabalho, funções que não

são apenas reprodutivas ou mecânicas, mas em que

se confrontam interesses contraditórios, os pode-

res da imposição e os da resistência, os da cultura

dominante e os da “cultura do trabalho”; com os

trabalhadores, nas escolas e nas empresas, “lutan-

do para manter seus conhecimentos, humanidade

e dignidade”.

Com isso, amplia-se a necessidade do papel da edu-

cação como espaço de humanização. Nas suas significativas

contribuições à educação, Paulo Freire insiste na questão da

liberdade. Para ele esta foi uma das experiências mais mar-

cantes nos diferentes espaços que ocupou e exerceu na sua

trajetória de vida. Nesse sentido, pensar na liberdade na es-

cola é, por vezes, colocar-se numa situação que implica em

se colocar diante de enormes desafios.

A liberdade amadurece no confronto com outras

liberdades, na defesa de seus direitos em face da

autoridade dos pais, do professor, do Estado. É

claro que nem sempre a liberdade do adolescente

faz a melhor decisão com relação a seu amanhã. É

indispensável que os pais tomem parte das discus-

sões com os filhos em torno desse amanhã. Não

podem nem devem omitir-se, mas precisam saber

e assumir que o futuro é de seus filhos e não seu. É

preferível, para mim, reforçar o direito que tem à li-