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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1959

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

conteúdos, é no ambiente escolar que o processo de huma-

nização deve acontecer como intenso diálogo entre família

– escola- sociedade e uma disposição de escuta imensa, ca-

bendo ao professor uma mediação ampla e contextual.

O CICLO FAMÍLIA-ESCOLA-SOCIEDADE COMO

FORMADOR DE CONSCIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO

No entendimento do caráter social de formação da

consciência humana, sendo este caráter indispensável da

compreensão de Freire e Marques, apresentamos algumas

intersecções dos elementos deste clico na formação social,

conforme estes pensadores. Partimos da célula básica para

o tecido social mais amplo, o ciclo formativo é composto

basicamente por família, escola e sociedade, lócus da so-

cialização dos antagonismos e opressão, mas também das

possibilidades de emancipação.

A família, sob suas diferentes composições, é um es-

paço específico no meio social em que vive, ao qual aspira

integrar-se. Desse modo, a família acaba sendo uma realiza-

ção humana como um espaço de pertencimento.

É a família a forma histórica concreta na qual se ex-

prime a unidade reprodutiva do ser humano como

ser natural e como ser sócio-cultural. Como comu-

nidade primeira, a família é o elemento mediador

fundamental entre o homem e a sociedade, um

diafragma protetor e, mais que isso, a matriz da

unidade distintiva do sujeito e objeto. (MARQUES,

1988, p.140)

Ao abordar o tema da família, constituímos um pro-

cesso amplo e desafiador, no sentido de entender essa ins-

tituição marcante da história.

Antes de qualquer proposição de trabalho com fa-

mília, necessário será entender o que é família em

sua complexidade, suspendendo juízos de valor,

conceitos fechados, lineares e prontos, os quais

produzem uma concepção reducionista de família.

Pode ser útil compreender família como um sistema