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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

autenticamente selar o meu compromisso com os

educandos, numa prática especifica do ser humano.

(FREIRE,1996, p.141).

Tenho realizado o trabalho com muito carinho e esti-

mulo com os alunos, para que desenvolva autonomia nes-

te processo de alfabetização. Acredito que a turma estão

felizes e amam aprender, pois entre eles percebo que são

assíduos e não faltam na aula. Quando não tem aula não

gostam.

Tudo em favor da criação de um clima na sala de

aula em que ensinar, aprender, estudar são atos

sérios mas também provocadores de alegria. Para

educadores e educadoras democráticos o ato de

ensinar, de aprender, de estudar são que - fazeres

exigentes, sérios, que não apenas provocam con-

tentamento, mas que em si já são alegre. (FREIRE,

1995, p. 72).

A turma quer estudar, as atividades realizadas na sala

os alunos fazem com muito empenho, alegria, caprichoso

e organização com seu caderno e materiais. Entretanto, na

apresentação do dia das mães, dia dos pais e no final do

ano, os alunos declamaram poemas, foi um momento lindo.

As mães e a comunidade ficaram emocionadas vê-los lendo.

Segundo Paulo Freire o professor precisa ter diretivi-

dade. Tenho procurado despertar o gosto da leitura. Como

¿

na sala temos o cantinho da leitura, os livros infantis ficam

em uma caixa, quando os alunos terminam atividades esco-

lhe o livro e lê. Afinal

,

os aluno escolhe o livro na biblioteca

e levam para casa. Esse hábito a turma já tem desde 1ºano.

Desta maneira os alunos estão criando o gosto e o prazer

pelo ato de ler e escrever.

A leitura da palavra é sempre precedida da leitura

do mundo. E apreender a ler, a escrever, alfabetizar-

-se é, antes de mais nada, apreender a ler o mundo,

compreender o seu

contexto, não numa manipu-

lação mecânica de palavras mas numa relação di-

nâmica que vincula linguagem e realidade. (FREIRE

2000, p 8).