Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1688 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1688 / 2428 Next Page
Page Background

1688

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

manteve e minhas inquietações se ampliaram. Nesse con-

texto, a partir das observações do trabalho de outros co-

legas e das suas queixas sobre a não efetivação da apren-

dizagem de alguns alunos, busquei estudos e formação na

área de Atendimento Educacional Especializado -AEE, na

intenção de contribuir no processo de aprendizagem das

crianças, principalmente daquelas que demonstram muitas

dificuldades em aprender o que a escola ensina. Este curso

foi coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria

(UFSM) no ano de 2015, sendo o mesmo concluído, após

oito meses de leituras, estudos e reflexões sobre o proces-

so de aprendizagem de crianças.

Esta formação específica ampliou o meu campo de

atuação, visto que, atualmente, sou professora em duas es-

colas situadas em municípios diferentes, na região metro-

politana, com realidades distintas. Diariamente, tenho expe-

riências em sala de aula, no turno da tarde, turmas regulares

do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e, na outra escola, de

manhã desenvolvo atividades no Laboratório de Aprendiza-

gem, atendendo alunos que têm dificuldades, na concep-

ção das professoras, em diversas áreas de conhecimento,

incluindo a matemática.

Nesses cenários docentes, senti a necessidade de qua-

lificar o olhar sobre as crianças que são encaminhadas ao

Laboratório de Aprendizagem, na perspectiva de identificar

possibilidades de outras intervenções no seu processo de

aprendizagem.

Estas experiências, juntadas aos estudos e produções

realizadas no campo acadêmico, no curso de Pedagogia da

Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS, têm-me

provocado a refletir sobre as práticas pedagógicas produzi-

das no contexto da sala de aula.

Diante dessa minha percepção, elenco os objetivos da

pesquisa:

• Compreender e investigar o “não aprender ma-

temático”, identificando possibilidades de ensino

nessa área de conhecimento.