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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

lógicos como a TDAH -Transtorno de Déficit de Atenção e

Hiperatividade, dislexias, discalculias, psicopatias, alteração

no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios químicos, he-

reditariedade, problemas no ambiente doméstico e escolar.

No contexto escolar, a não aprendizagem dos alunos,

na perspectiva dos profissionais da educação, manifesta-se

por atrasos e dificuldades principalmente na leitura e escrita,

cálculo e raciocínio lógico. Todavia, essas dificuldades não

afetam todas as áreas, podendo ser agravadas em decorrên-

cia do fracasso escolar, pois a falta de motivação e a baixa

autoestima podem ser fatores determinantes no processo

de aprendizagem.

Diante do exposto, pode-se afirmar que transtornos

de aprendizagem e dificuldades intervêm de vários fatores,

e que crianças que apresentam dificuldades, precisam de

outras estratégias de ensino, diferentes daquelas geralmen-

te propostas em sala de aula. Cada aluno é único, pois os

problemas de aprendizagem se manifestam diferentemente

em cada sujeito. As causas são diferentes e os encaminha-

mentos também.

Os fatores que alteram as aprendizagens devem ser

identificados, avaliados e analisados, considerando-se os fa-

tores orgânicos, específicos, emocionais e ambientais, pois

os alunos são sujeitos diferentes, tanto na origem dos pro-

blemas de aprendizagem como também na maneira que

manifestam estes problemas e nas formas de tratamento

que deverão ser desenvolvidas com estas crianças. A escola

tem muita responsabilidade nos problemas de aprendiza-

gem, pois é na escola que estes problemas se manifestam.

A MATEMÁTICA ESCOLAR NO CONTEXTO DAS

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A matemática é identificada em muitas situações do

nosso cotidiano. As pessoas utilizam saberes matemáticos

em práticas comuns, como ler as horas de um relógio, usar

números telefônicos, ler preços de produtos na marcena-

ria e em supermercados, nas lidas domésticas, no preparo