Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1689 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1689 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1689

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

• Investigar indícios de aprendizagens articulados

aos conceitos matemáticos, numa perspectiva re-

flexiva sobre o fazer docente, a partir de interven-

ções pedagógicas realizadas com alunos que fre-

quentam o Laboratório de Aprendizagem.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Para que pudesse ser realizada esta análise, todos os

materiais como fichas de encaminhamento, parecer dos

professores, entrevistas e atividades realizadas durante o

decorrer do ano de 2016 e 2017, são arquivadas e foram

revisitadas para que houvesse possibilidade de alimentar e

desenvolver esta reflexão. Minha atuação enquanto profes-

sora do Laboratório de Aprendizagem foi importante para

que estes materiais pudessem ser preservados, intencionan-

do realizar e desenvolver esta pesquisa-ação.

Nos excertos extraídos das fichas de encaminhamento

de alunos para o Laboratório de Aprendizagem, identifica-

-se, nos discursos de professores, a forma como percebem

esses alunos no contexto da sala de aula.

“Não alfabetizado, dificuldades com operações

simples de matemática, inclusive com algarismos e

material dourado, não pede ajuda quando não en-

tende.” (Relato de uma professora.)

“Não Alfabetizado, bastante agitado, dificuldades

de concentração”

“Demora em copiar atividades; Não demonstra

compreensão durante as explicações, não pede aju-

da, se dispersa muito. Dificuldade com operações

simples de matemática.”

Em seus discursos, é possível identificar características

do processo de aprendizagem dos alunos, relacionadas a

questões atitudinais e à compreensão de conceitos. Diante

dessa percepção produzida no cenário escolar, neste capítu-

lo, foco o estudo sobre o entendimento que pesquisadores

na área da educação têm sobre “alunos em posição de não