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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

cientização de que é uma situação real e atual e que vai

desestruturando toda e qualquer política pública voltada

para o sistema educacional.

Para guiar o desenvolvimento dos educandos, temos

que conhecer o processo através do qual eles adquirem

hábitos e conhecimentos, que em muitos casos modifi-

cam seu comportamento. A escola não deve ser apenas

um lugar onde se treina a mente do indivíduo para que

possa aprender. Ela deve tomar a frente na tarefa de guiar

o desenvolvimento físico e mental das crianças. Por isso,

o professor deveria conhecer suficientemente seus alunos,

procurando vários meios para obter informações precisas

sobre a história e personalidade destes. A avaliação, por

exemplo, visa observar o que foi aprendido por ele, mas

não é o suficiente para que se possa fazer uma ideia real

de sua capacidade.

Na medida em que o lar, a escola, o professor e a so-

ciedade forem capazes de facilitar o atendimento das neces-

sidades do educando, provavelmente será possível realizar

uma boa conduta da aprendizagem e do conhecimento.

Nesta perspectiva, Freire (2001b) nos contempla argu-

mentando que:

Você, eu, um sem-número de educadores sabemos

todos que a educação não é a chave das transfor-

mações do mundo, mas sabemos também que as

mudanças do mundo são um quefazer educativo

em si mesmas. Sabemos que a educação não pode

tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exa-

tamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força

a serviço dos nossos sonhos (FREIRE, 2001b, p. 126).

É hora de vencer desafios e o papel estratégico cabe

ao professor da educação básica como um dos facilitadores

ao combate do fracasso escolar, que, motivado pelo anseio

do bem comum, poderá se engajar em projetos para trans-

formar as estruturas e derrubar barreiras, apropriando-se de

um novo olhar que rompa com a prática tradicional e trans-

cenda os padrões rotineiros da educação básica.