Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1679 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1679 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1679

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

quais se identifica, e, assim, poderão ocorrer mudanças nos

comportamentos adquiridos dentro do lar ou mesmo o sur-

gimento de novas reações. Destaca ainda que, no momento

em que a criança se identificar com o novo, poderá reforçar

e fortalecer as influências que foram aprendidas com a fa-

mília, mas, do mesmo modo, esta reação poderá ser oposta

ou diferente, se quando o que a família espera da criança for

diferente do grupo de fora dela. Neste caso, facilmente se

instalará um conflito. Por outro lado, se a criança se identifi-

ca com o lar solidamente, será difícil para ela adotar valores

opostos ao de sua família.

Independente de fatores externos e influenciadores

de grupos sociais, a família ainda insiste em pensar na es-

cola como responsável por diversos fatores que implicam

no fracasso escolar. Glória (2003) aponta em suas pesquisas

que, tanto os alunos como suas famílias continuam crendo

que a escola é uma instituição capaz de ajudar e influenciar

o ingresso do sujeito no mundo do trabalho, tendo em vista

que a escola oferece total domínio de saberes e competên-

cias, além de ser também constituída como um ambiente

de socialização e esconderijo contra a violência do mundo

fora dela.

Diante dos argumentos apresentados, percebo ser re-

levante destacar a sociedade como um todo, sendo grande

influenciadora das características pessoais e mudanças de

comportamento dos sujeitos. Neste diálogo, Freire (1999,

p.30) acrescenta que: “A mudança é uma constatação natural

da cultura e da história. O que ocorre é que há etapas, nas

culturas, em que as mudanças se dão de maneira acelerada”.

Contudo, é necessário haver sintonia entre todos os

envolvidos para que possam juntos, acompanhar toda e

qualquer mudança existente.

O FRACASSO ESCOLAR E A INSTITUIÇÃO DE ENSINO

O fracasso escolar definido, neste artigo, como situa-

ções escolares de reprovação principalmente ao final do

terceiro ano, nas quais os alunos não dominam a leitura, a