Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1631 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1631 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1631

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Para estes anos da escola básica, Betti e Zuliani (2002)

nos esclarecem que a Educação Física deve apresentar ca-

racterísticas próprias e inovadoras, que levem em conside-

ração a fase cognitiva e afetivo-social que os adolescentes

alcançaram. Para tanto, consideram que a prática da Educa-

ção física deve ser enriquecida com significado para o pró-

prio estudante. Foi com este olhar sobre a Educação Física,

inserida no contexto da escola básica, que iniciamos a fase

do planejamento das aulas.

Sob a condição de cumprir com a exigência do pla-

no de ensino do professor

efetivo da escola, planejamos as

aulas sobre dois conteúdos da educação física, sendo eles,

lutas e jogos, que compreenderam duas unidades distintas.

Os conteúdos específicos de cada aula foram pensa-

dos logo após a primeira visita a escola, onde, estudantes da

Universidade de Pernambuco, professores e coordenação

da escola esclareciam juntos, questões sobre a instituição.

Como por exemplo, questões sobre o Projeto Político Peda-

gógico da escola, sendo este, o documento que engloba os

objetivos a serem alcançados, compreendendo que a escola

é um espaço político de formação de cidadãos conscientes

e críticos, num processo de ensino- aprendizagem.

Conhecedores do plano de ensino elaborado pelo

professor da escola e, cientes dos objetivos da escola en-

quanto espaço de formação, elaboramos os primeiros pla-

nos de aula. Tratando de abordar a luta enquanto fenôme-

no geral, sem destacar suas especificidades, intencionando

uma diagnose com estudantes para avaliarmos os saberes

acerca do conteúdo, e buscando elementos que ajudassem

na construção dos próximos planos. Em algumas turmas

tratamos das categorias comuns a todas as lutas, o ata-

que, o controle e a defesa, bem como da história da luta e

como esta se apresenta em nossos dias. Em todas as prá-

ticas educativas houve ampla participação das turmas e os

estudantes mostraram-se receptivos ao conteúdo, alguns,

com vivências fora da escola, com treinos de Jiu jitsu, judô,

Boxe, etc.