Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1634 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1634 / 2428 Next Page
Page Background

1634

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tendemos esta ação criativa como uma “[...] possibilidade de

estar em processo de criação, que é a maneira humana de

fazer cultura.” (ROSAS, 2008 p.31), através da transformação

das regras dos jogos, inicialmente propostos, sendo eles de

vôlei, futsal e sete cacos. Com isto, os estudantes transfor-

maram os jogos de salão em jogos populares, materializan-

do esses jogos com os implementos disponíveis, e que eram

possíveis para a execução do jogo. Possibilitando assim, que

os estudantes se expressassem através das ações e decisões

durante esse momento de criação, havendo interação com

os conteúdos e com os próprios companheiros de classe.

As últimas práticas educativas ocorreram no dia 30 de

outubro de 2017, encerrando as atividades com o conteú-

do jogo. Ao término das práticas, conversamos com os es-

tudantes na intenção de ouvi-los, buscando uma avaliação

dos estudantes sobre os sujeitos que assumiram a postura

docente neste período de prática. As falas, aos poucos, vie-

ram. Os estudantes agradeceram nossa contribuição e elo-

giaram a maneira como estávamos mediando às práticas.

As falas apresentaram em sua essência, elementos que

nos levaram a refletir a relação educador-educando cons-

truída durante toda a experiência, uma relação mediada

pelo conhecimento de mundo, de sujeito e, de vida. É neste

sentido que, não sendo suficiente retratar esta experiência,

destacando apenas o campo de prática, Educação Física.

Foi preciso reinventá-la, dando outro sentido e significado

a uma experiência que, enfrentou os desafios de ter como

campo uma escola pública brasileira, marcada por uma edu-

cação conservadora e, ter como sujeitos que assumiram

postura docente, estudantes que buscaram por meio de

suas práticas e da relação educador-educando, avançarem

no caminho da superação dessa educação conservadora.

A EXPERIÊNCIA REINVENTADA

Dizer das relações humanas é tratar da realidade con-

siderando as contradições, as possibilidades de transfor-

mação e, também, a negação do sujeito enquanto ser de