Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1633 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1633 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1633

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Dando continuidade as práticas, no dia 09 de outubro

iniciamos as aulas com o conteúdo jogo. Preocupamo-nos

com o resgate histórico e com as relações que poderíamos

fazer coma a realidade dos estudantes. Sendo assim, atra-

vés de perguntas acerca do conteúdo, os estudantes falaram

um pouco mais de suas experiências com os jogos, trazendo

relatos que ultrapassaram a ideia de apenas descrever uma

experiência, falando assim, de vida, história e aprendizado.

As perguntas, além de servirem como elementos da avalia-

ção, foram instrumentos de problematização do conteúdo no

exercício do ensinar-aprender.

A partir da problematização iniciamos um conjunto de

atividades com os estudantes, que faziam relação com a dife-

rença de jogo e esporte, com o momento de modificação das

regras do jogo, sendo esta modificação uma das característi-

cas do próprio jogo, e dentre outras questões que foram sur-

gindo de acordo com as falas dos estudantes. Neste sentido,

levando em consideração o que estava sendo dito pelos edu-

candos, optamos por abordar as questões do jogo como um

conteúdo que possibilita a relação social crítica e consciente,

e que traz elementos que trabalham as características da li-

berdade, fuga e evasão, espaço e tempo determinado, como

também vê o jogo criando a ordem e sendo a própria ordem.

Adentramos também na discussão dos diferentes tipos

de jogos, trabalhando com a ideia dos jogos populares, de sa-

lão e esportivos. Esta discussão nos possibilitou a busca por

elementos importantes nas falas dos estudantes, para que pu-

déssemos identificar quais desses jogos estavam de maneira

mais presente na vida deles. Observando que os jogos popula-

res se sobressaiam nas atividades do cotidiano dos educandos.

Na sequência, as práticas educativas do dia 23 de ou-

tubro de 2017, abordaram as questões do jogo, realizando

o resgate das aulas anteriores. Neste dia, o jogo foi relacio-

nado com seus diversos tipos, chamando atenção para qual

a diferença entre os jogos populares, de salão e esportivo.

As atividades decorrentes deste dia aconteceram de forma

a estimular a ação criativa dos estudantes, uma vez que, en-