Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1627 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1627 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1627

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

prática em educação (ao lidar com o desinteresse de alguns

alunos), ou algumas dificuldades de relacionamento em sala

de aula, ou seja, foi um momento de repensar a minha prá-

tica e a minha escolha profissional ao me deparar com um

situação tão adversa em sala de aula e na escola como um

todo (o desânimo das professoras e a grande quantidade de

queixas por parte das mesmas).

Observei que, o fato de, na condição de estagiária, ao

trazer propostas novas para a prática, era vista com estra-

nhamento e julgamento por parte das professoras mais an-

tigas, explicitados em frases como “você é nova, por isso, se

preocupa em trazer essas coisas”; “quando chegar na práti-

ca, vai ser diferente”.

Tais vivências me levaram a pensar: Quais as mudan-

ças que ocorrem entre o processo de formação docente na

universidade, e a prática profissional? É possível manter a

esperança em relação à educação? O quanto da referência

de Freire atinge a prática e a reflexão desses professores em

formação?

Partindo das minhas experiências e das leituras acerca

do autor estudado, busco aqui compreender de uma manei-

ra mais clara, possíveis caminhos a serem percorridos que

respondam aos questionamentos acima (e tragam outros),

a partir do projeto que desenvolverei na Iniciação Científi-

ca, conforme exposto anteriormente e que tem Paulo Freire

como objeto de estudo.

REFERÊNCIA

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

: saberes necessá-

rios à prática educativa. 50ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 2015.