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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

servado nas falas dos alunos, à medida em que eu propunha

questões para reflexão e alguns deles traziam falas autode-

preciativas “eu não consigo” ou “eu sou muito burro”.

Um dos mais significativos “pontos de tensão” entre

minhas trocas de experiências com a professora da turma, se

deu quando a mesma, ao conversar comigo sobre os apren-

dizados que vivenciou durante a universidade, disse: “não

aguento mais essas baboseiras de Paulo Freire”, sendo que

a minha metodologia de atuação no estágio era apoiada no

pensamento freireano. No entanto, quando eu assumi a sala

de aula, a mesma não compartilhou desse espaço comigo,

retornando apenas no último dia de aula.

Segui minha experiência como docente em formação,

refletindo e praticando princípios que consideram o dever

do educador em contribuir na capacidade crítica e na curio-

sidade de seu educando, contribuindo na aproximação do

conhecimento com rigorosidade metódica e intelectual, que

deve estar desenvolvida em seu interior.

Durante as minhas observações, percebia que a turma

não trabalhava a prática da pesquisa e também não tinha a

experiência de trabalhar em grupo. Diante disso, inseri al-

gumas iniciativas nesta direção, como a proposta de que

os alunos trouxessem encartes de supermercado para a

realização de atividades relacionadas ao descarte de resí-

duos. Além disso, trouxe propostas de jogos pedagógicos

que incentivassem a dimensão do coletivo e da cooperação.

Talvez, pela falta de vivenciar situações coletivas e de não

exercerem a tarefa de casa, eu observava muita dificuldade

por parte dos alunos para desenvolverem tais atividades.

Para Freire, ensinar exige ser desafiado pelo novo, o

qual é enriquecedor, inovador e principalmente, exige res-

peito à autonomia do ser do educando. É por meio da pes-

quisa que se pode desvendar aquilo que ainda não sabe ou

desvendar o novo.

A partir dessa minha primeira experiência docente,

pude vivenciar questões que Freire desenvolve, como por

exemplo, a perseverança ao lidar com algumas limitações da