Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1630 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1630 / 2428 Next Page
Page Background

1630

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

na intenção de verificar qual a importância desta relação na

prática educativa que não ver o ato de ensinar como trans-

ferir conhecimento.

Para isto, as ideias do Educador Paulo Freire presentes

em suas obras Pedagogia da Autonomia: saberes necessá-

rios a prática educativa (2015), e, Pedagogia do Oprimido

(1983) constituem a base teórica do estudo. Convencidos de

que são nas ideias de Paulo Freire que podemos encontrar

elementos de melhor compressão quando transitamos en-

tre as dimensões de prática educativa, ensino, e educação

física escolar, acreditando num contexto de educação que

faz questão em estimular o pensar autêntico de ambos os

sujeitos da aprendizagem. Uma educação que pense o edu-

cador como “[...] um companheiro dos educandos, em suas

relações com estes.” (FREIRE, 1983, p.71).

Trata-se de um estudo descritivo de cunho qualitativo

argumentativo, uma vez que “[...] se preocupa com o que

não pode ser quantificado, ou seja, trabalham com o univer-

so de significados, motivos, aspirações [...]” (MINAYO, 2009

p. 21). Utilizando dos relatos de experiência elaborados du-

rante o período do exercício da prática educativa com os

estudantes do ensino médio de uma escola de Referência

do Recife, como também das obras Pedagogia do Oprimi-

do (1983) e Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à

prática educativa (2015).

A EXPERIÊNCIA

Movidos pela curiosidade em aprender, damos início

as práticas educativas nas aulas de educação física, com as

turmas do Ensino médio, que ocorreram entre o período de

18 de setembro a 30 de outubro, semanalmente, nas segun-

das-feiras, compreendendo seis semanas de práticas. Estas

práticas foram realizadas pelos estudantes do quinto perío-

do de Licenciatura em Educação Física, juntamente com os

dois professores responsáveis pela turma, o professor de

Educação Física membro da escola de Referência do Recife,

e os estudantes da escola referida.