Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1621 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1621 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1621

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

turas democratizantes devem ser criadas, deixando de lado

modelos de autoritários que inibem a participação.

Como já mencionado, este resumo refere-se à parte

de uma pesquisa que está em andamento, portanto, espe-

ra-se poder refletir mais profundamente a respeito da de-

mocracia proposta por Freire e as relações existentes entre a

educação para a democracia nas histórias de vida de profes-

sores e a configuração de seus espaços de trabalho.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1967.

________.

Pedagogia da Esperança

: Um reencontro com a

Pedagogia do Oprimido. RJ: Paz e Terra, 1992.

________.

Pedagogia do Oprimido

. 17. ed. RJ: Paz e Terra,

1987.

________.

Política e educação

: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cor-

tez, 2001.

WEFFORT, Francisco C..

Educação e Política

: Reflexões so-

ciológicas sobre uma pedagogia da Liberdade. In.:

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967