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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

renove, por meio da dialogicidade entre seus pares, colo-

cando no centro de discussão todos os conhecimentos, ex-

periências, vivências e novas propostas nesse ato reflexivo.

Partindo do pressuposto de que em nosso cotidiano

escolar a oportunidade de momentos de reflexão é cada vez

mais restrita, diante das políticas de educação e consideran-

do os desafios que temos que enfrentar, concordamos com

o pensamento de Freire ao dizer que “se, ao contrário, se

enfatiza ou exclusiviza a ação, com o sacrifício da reflexão,

a palavra se converte em

ativismo

(grifo do autor) [...] este ,

que é ação pela ação, ao minimizar a reflexão nega também

a práxis verdadeira e impossibilita o diálogo” (FREIRE, 1987,

p.44). Isso, em grande medida, é o acontece na escola ao

nos depararmos com demandas e normatizações relaciona-

das aos processos de implantação de sistemas privados de

educação nas redes públicas de ensino, em que o diálogo e

a reflexão para as tomadas de decisão são quase que ine-

xistentes. Por isso, é importante ampliar a reflexão sobre a

importância do ato de dialogar na escola.

O diálogo é o prenúncio de mobilidade e a palavra,

a ação primária dessa intencionalidade. Parte de que “o

mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado

aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar”

(FREIRE, 1987, pág.44), o que justifica a importância de dia-

logarmos de forma produtiva e reflexiva sobre algo. Quan-

do apenas cumprimos o que nos é designado, ao mesmo

tempo em que ficamos remoendo nas conversas durante

o intervalo ou entre colegas nos corredores, percebemos o

descontentamento com o que não foi oportunizado: uma

conversa para a construção da proposta de trabalho.

Assim, na ausência da reflexão, nos limitamos a uma

prática fundada na racionalidade técnica, ou seja, uma [...]

perspectiva de formação [...] que desconsidera [...] as singu-

laridades de cada contexto, bem como a dinamicidade das

situações em que a experiência cotidiana requer, juntamente

com definições técnicas, opções políticas e éticas (FREITAS,

2014, p.59). Importa compreender, conforme Paulo Freire