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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Considerando a importância dos estudos e experiên-

cias de educação popular de Paulo Freire, acredito que a

escola é ou poderá ser um lugar de/para liberdade, aprendi-

zagem, conscientização e reflexão sobre as realidades/situa-

ções vividas no contexto escolar e nas comunidades, ou seja,

“uma educação que procura desenvolver a tomada de cons-

ciência e a atitude crítica, graças à qual o homem escolhe e

decide, liberta-o em lugar de submetê-lo, de domesticá-lo,

de adaptá-lo” (FREIRE, 2001, p. 19).

Assim, neste contexto de produção de conhecimen-

tos, subjetividades, os alunos como autores, não só fizeram

parte de um contexto escolar, mas interviram e desse modo

transformaram, a si, seus percursos e suas realidades. Afinal

como nos diz Freire (2001, p. 20), “na medida em que o ho-

mem, integrado em seu contexto, reflete sobre este contexto

e se compromete, constrói a si mesmo e chega a ser sujeito”.

E nesta experiência o respeito à liberdade dos estudantes,

que não foram qualificados como analfabetos, mas como

pessoas que podem aprender a ler, a escrever, e aprender o

que mais desejar, fez muita diferença no percurso de ações

e reflexões vividas em um contexto escolar específico.

REFERÊNCIAS

EIZIRIK, Marisa Faerman.

O cuidado com a diferença

. Revis-

ta Educação Especial (UFSM), v. 30, p. 135-146, 2007.

FERREIRO, Emilia.

Com todas as letras

. São Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRO, Emilia.

Reflexões Sobre Alfabetização

. São Pau-

lo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo.

Conscientização: teoria e prática da liber-

tação

- uma introdução ao pensamento de Paulo Frei-

re. São Paulo: Centauro, 2001.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Esperança

: Um reencontro

com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1992.

______.

Cartas à Guiné Bissau:

registros de uma experiência

em processo. 5

ª

ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.