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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

dizia que “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na

palavra, no trabalho, na ação-reflexão” (FREIRE, 1987, p.44).

Dentro de uma visão de gestão democrática, o diá-

logo se faz instrumento imprescindível na perspectiva da

melhoria na qualidade da educação, já que as decisões que

envolvem o contexto escolar são traçadas a partir desse e do

“encontro dos homens” que formam a comunidade escolar.

Já no que se refere às relações pedagógicas, em específico,

o diálogo se faz necessário para o encontro da supervisão

escolar com as práticas educativas na educação básica.

Segundo Paulo Freire,

Por isso, o diálogo é uma exigência existencial. E, se

ele é o encontro em que se solidariza o refletir e o

agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser

transformado e humanizado, não pode reduzir-se a

um ato de depositar ideias de um sujeito no outro,

nem tampouco tornar-se simples troca das ideias

a serem consumidas pelos permutantes.[...] Porque

é encontro de homens que pronunciam o mundo,

não deve ser doação do pronunciar de uns a ou-

tros. A conquista implícita no dialogo é o mundo

pelos sujeitos dialógicos, não a de um pelo outro.

Conquista do mundo para a libertação dos homens.

(FREIRE, 1987, p.45).

A educação dialogada por seus profissionais torna-se

rica e qualificada; um caminho composto por práticas peda-

gógicas que levará à descoberta da liberdade. Parafrasean-

do Freire quando diz que “falar, por exemplo, em democra-

cia e silenciar o povo é uma farsa”, podemos dizer então que

falar sobre educação e silenciar o professor e o supervisor é

negar a palavra ou mesmo significa a produção de “palavras

inautênticas”.

Supervisores e professores ao se reunirem para o diá-

logo e a reflexão de suas práticas consolidam o que Paulo

Freire (1987, p.45) se refere como “[...] a supressão da situa-

ção opressora é possível restaurar o amor que nela estava

proibida”, pois ali é construído o espaço para expressarem

suas opiniões e conhecimentos a respeito da educação, para