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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

analisado, encaminha-se para outro artigo do mesmo docu-

mento, que consta:

Art. 6

o

  O PIBID atenderá à formação em nível supe-

rior de docentes para atuar nos níveis infantil, fun-

damental e médio da educação básica, bem como

na educação de pessoas com deficiência, jovens

e adultos, comunidades quilombolas, indígenas e

educação no campo. (BRASIL, 2010).

Nota-se, nesse ponto do texto, uma das mais belas e

inspiradoras ideias de Freire quanto à Educação, que trata

sobre a diversidade e o respeito a ela. Faz parte do “pensar

certo” freiriano, pois essa forma de pensar inclui a aceitação

ao novo e aos riscos. A aceitação do novo e o respeito à de-

mocracia e à diversidade aparece na inclusão, no programa,

para atuar na educação de pessoas com deficiência, na de

jovens e adultos, nas comunidades quilombolas, nas indíge-

nas e no campo. Isso significa que o PIBID não tem caráter

preconceituoso, mas sim democrático e “empático”, visto

que, como consta em Freire (2015, p. 37) “A prática precon-

ceituosa de raça, de classe, de gênero ofende a substanti-

vidade do ser humano e nega radicalmente a democracia”.

Conclui-se, portanto, que o PIBID, teoricamente, adota di-

versos saberes de Paulo Freire. Dentre alguns outros propó-

sitos, esses se mostraram os mais propícios a análises mais

ricas – porém, não significa que os demais objetivos e justi-

ficativas do projeto não carregam a compaixão e sabedoria

característicos de Freire. Também, vale questionar o quanto

o documento funcionou na questão prática. Partindo de ex-

periências e perspectivas sobre o funcionamento de nosso

país, é natural que questionemos o quanto o PIBID realmen-

te inovou nas metodologias da escola básica; o quanto as

instituições de ensino superior aproveitaram desse progra-

ma para gerar situações de aprendizado exclusivas; e, obvia-

mente, o quanto foi favorecido o ensino das minorias sociais

citadas no documento analisado.

Palavras-chave:

PIBID. Decreto. Paulo Freire.