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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

professores com caráter demasiadamente teórico, visto que

o inciso enfatiza a prática. Conforme o pedagogo:

Como professor num curso de formação docente,

não posso esgotar minha prática discursando so-

bre a Teoria da não extensão do conhecimento.

Não posso apenas falar bonito sobre as razões

ontológicas, epistemológicas e políticas da Teoria.

O meu discurso sobre a Teoria deve ser o exem-

plo concreto, prático, da teoria. Sua encarnação. Ao

falar da construção do conhecimento, criticando a

sua extensão, já devo estar envolvido nela, e nela,

a construção estar envolvendo os alunos. (FREIRE,

2015, p. 47).

Porém, importante também notar que Paulo Freire

não ignora o significado e o valor da Teoria, mas dita que

para essa não vale de nada sem o teor prático, pois é a prá-

tica que “legitimiza” a Teoria (Como Freire (2015, p. 48) con-

tinua a citação anterior: “Fora disso, me emaranho na rede

das contradições em que meu testemunho, inautêntico, per-

de eficácia”) da mesma forma que a prática é insignificante

sem Teoria, pois acaba tornando-se uma atuação docente

sem criticidade. Já sobre o inciso sexto do mesmo decreto,

que consta “VI - contribuir para a articulação entre teoria

e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a

qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.”

(BRASIL, 2010), percebe-se que trata de uma outra questão

freiriana, no que diz sobre a relação entre prática e teoria. O

pedagogo acredita na próxima associação entre esses dois

termos, intitulando-a de práxis, que define como “a estrei-

ta relação que se estabelece entre um modo de interpretar

a realidade e a vida e a consequente prática que decorre

desta compreensão levando a uma ação transformadora”

(ROSSATO, p. 325, 2010). A orientação do sentido da práxis

é repetitivo (como um ciclo), principalmente se considerado

que a prática docente deve ocorrer de forma que é acom-

panhada da teoria (ou seja, criticamente) para agir no mun-

do, de forma que resulte numa outra necessidade de teoria

que aborde as mudanças ocorridas. Como último item a ser