Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1450 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1450 / 2428 Next Page
Page Background

1450

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

em Situação de Rua e o Serviço Especializado em Aborda-

gem Social.

Seguindo as normativas do SUAS a responsabilidade

técnica pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de

Vínculos é do Técnico Social (Assistente Social,

Psicólogo, entre outros profissionais) que trabalham no

CRAS de referência do território, sendo o SCFV um Serviço da

Proteção Social Básica complementar ao Serviço de Proteção

e Atendimento Integral à Familiar – PAIF, que obrigatoria-

mente deve ser executado no CRAS e ao Serviço de Proteção

e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI,

que obrigatoriamente deve ser executado no CREAS.

Outro Centro de Referência que estamos acompa-

nhando é o Centro de Referência Especializado de Assistên-

cia Social para Pessoas em Situação de Rua - Centro Pop que

executa o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de

Rua e o Serviço Especializado em Abordagem Social ligado a

Proteção Social Especial de Média Complexidade, nos quais

trabalham na execução direta: educadoras e educadores so-

ciais, assistente social e psicólogos.

Nossa proposta de trabalho passa pela escuta das

educadoras e educadores sociais, técnicos de referência do

SUAS e coordenações, a partir desta, vamos problematizan-

do situações dadas como “normais” no cotidiano, mas que

por vezes, colocam as educadoras e educadores sociais e es-

tagiários, que cumprem a função de educadores, em uma

função de executor de tarefas e com a responsabilidade de

dar conta das faltas de recursos humanos.

Refletir a necessidade de espaços de reflexão e plane-

jamento aos educadores sociais e respeito as condições de

trabalho avaliada por eles, da mesma forma que os profissio-

nais de nível superior tem, é um exercício de valorização e re-

conhecimento do educador social, necessário a qualificação

do processo educativo das trabalhadoras e trabalhadores e

das pessoas atendidas.

A Norma Operacional Básica do SUAS define em seu

Art. 1º: