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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

A política de assistência social, que tem por fun-

ções a proteção social, a vigilância socioassistencial

e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de

sistema público não contributivo, descentralizado e

participativo, denominado Sistema Único de Assis-

tência Social – SUAS. (MDS, 2012. p. 16)

Considerando que as orientações da Política de As-

sistência Social trazem como fundamental a participação

social e a descentralização político administrativa, configu-

rando desafios para a consolidação do SUAS como política

pública, assim, entendemos que precisamos qualificar o en-

tendimento nos Serviços, a partir da educação social, nos

diálogos reflexivos com os demais trabalhadores do SUAS.

Processos de diálogos e reflexões nos levam a tais ques-

tionamentos: Quais são os espaços de participação sociais

previstos hoje? Como preparar o cidadão atendido para

participar de forma efetiva no Conselho Municipal? Como

compreender para intervir nas Conferências Municipais, Es-

taduais e Nacionais? Como potencializar a defesa e garantia

de direitos para além dos trabalhadores do SUAS? Qual a

participação possível e a necessária nos Serviços do SUAS?

Não estamos “preocupados” em ter respostas neste

momento, mas entendendo que estas virão nos processos

reflexivos das equipes na qual estamos inseridos, assim res-

peitando o espaço e tempo de construção de cada coleti-

vo, certos de não existirem respostas certas e sim diferentes

respostas de acordo com os sujeitos envolvidos e as realida-

des vividas. Relacionando que “só, na verdade, quem pen-

sa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode

ensinar a pensar certo. E uma das condições necessárias a

pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas

certezas.” (FREIRE, 1996, p.30)

A promoção da autonomia e protagonismo das pes-

soas atendidas nos Serviços da Política de Assistência Social

exigem dos trabalhadores do SUAS, em especial das edu-

cadoras e educadores, um discernimento do processo edu-

cativo, portanto é fundamental a promoção e a busca de

sua autonomia e protagonismo, uma vez que precisamos da