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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ção. “É preciso ousar, aprender a ousar, para dizer não a

burocratização da mente a que nos expomos diariamente”.

(

FREIRE, 1997, p.9).

Enfim, o relato e a participação no XI

Seminário Paulo Freire complementaram o trabalho reali-

zado na viagem de estudos a cidade de Rio Grande pela

oportunidade de compartilhar a experiência vivida na par-

ticipação de Rodas de Diálogo com os gestores das escolas

municipais de Rio Grande. Estas experiências me instigaram

a promover uma Roda de Diálogos no meu ambiente de tra-

balho, no Curso Gestão Escolar e Tecnologias que ministro

no Núcleo de Tecnologia Educacional, pensando em como

realizar a Roda de Diálogos neste contexto. Com esta inten-

ção, surgiu a proposta ousada de convidar você, professora

Ana Lúcia Freitas, para mediar a Roda de Diálogo no primei-

ro encontro presencial do Curso de gestores, que ocorreu

no NTE em março deste ano. Proposta pensada a partir da

reflexão sobre a importância de proporcionar aos gestores

escolares momento de pensar sua prática na incorporação

das tecnologias digitais no contexto escolar. Uma Roda de

Diálogo que envolveu rigor, amorosidade, reflexão, com-

partilhamento e tomada de consciência. Os registros desta

Roda de Diálogo se deram de forma hibrida, um primeiro

momento via Diário de Registros, seguido da proposição da

elaboração de uma Carta Pedagógica (VIEIRA, 2010), digita-

lizada e publicada no ambiente virtual do Curso.

Por tudo isso, gostaria de convidar você professora

Ana Lúcia Freitas a compartilharmos esta experiência no XX

Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire para convidar-

mos os participantes do eixo Paulo Freire: políticas públicas

e a gestão educacional a pensar sobre o potencial formativo

do pensamento freireano que se realiza por meio das Rodas

de Diálogo e suas contribuições para a gestão escolar na era

digital, enfim, é a minha sugestão: Um diálogo sobre as po-

líticas públicas de inserção das tecnologias digitais na escola

e o papel do gestor escolar neste contexto.

Palavras-chave:

Rodas de Diálogo. Gestão Escolar. Diário

de Registros. Cartas Pedagógicas.