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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

gadas”, “Mais espaço de diálogos nas Universidades”, “valori-

zação das micros políticas”, “O que tem de positivo nos novos

movimentos?”, “Paulo Freire vem sendo domesticado”, “Des-

construção da Escola Pública”, “Paulo Freire desconstruído”, “

Onde estão os educadores do Brasil?”. Essas falas durante o

debate com palestrantes e público produziram inquietações

e certeza da importância da participação de educadores em

eventos como esse, que o diálogo, o ato de compartilhar ex-

periências são importantes para reflexão sobre a atual situa-

ção da escola pública no Brasil.

A tarde foi o momento das Rodas de Diálogo. Ini-

ciou-se com relatos de práticas pedagógicas de profes-

sores da rede pública municipal de Nova Santa Rita. Com

estes relatos aprendemos que o uso de jogos como meto-

dologia de ensino aprendizagem produz inovação na es-

cola e conduzem alunos à autonomia, coletividade, racio-

cínio lógico, aprender a respeitar os colegas, alunos como

sujeitos ativos no processo educativo. Que “ensinar não é

transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para

a sua produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, p.21).

Que o conhecimento também vem da merendeira da esco-

la, que se faz necessário a valorização do saber da comu-

nidade. “Todos sabemos algo; todos ignoramos algo. Sem

humildade dificilmente ouviremos com respeito a quem

consideramos demasiadamente longe de nosso nível de

competência” (FREIRE, 1997,p.37).

Assim, a participação do XI Seminário Nacional Diálo-

gos com Paulo Freire me proporcionou novos desafios que

iniciou com o percurso de casa até o local do evento. Per-

der o medo de ousar, de descobrir novos locais em cidades

diferentes, de conhecer pessoas novas com pensamentos

semelhantes. Ver pessoas, educadores reunidos no meio a

natureza viva para dialogar sobre suas práticas, compartilhar

saberes e refletir sobre a educação, me levou a pensar so-

bre a realidade educacional vigente no Brasil. Que ainda há

esperança enquanto educadores, mesmo com dificuldades,

continuam acreditando e lutando por melhorias na educa-