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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

venção Social e Prática na Pedagogia da Libertação ocorreu

em novembro de 2017 na cidade de Nova Santa Rita, Esco-

la Municipal Santa Rita de Cássia. Participar pela primeira

vez de um Seminário com o tema ligado às obras de Paulo

Freire e como coautora do artigo Registro e Rigorosidade

Metódica no Pensamento Freiriano: considerações a partir

de produções discentes em outras linguagens, com Ana Lú-

cia Freitas (MPGE-UNISINOS) e Cleiva Lima (IFRS–FURG), re-

presentou experiência edificante para meu desenvolvimen-

to educacional. O foco de nossa apresentação foi a saída

de estudos a cidade de Rio Grande por meio de registro

em vídeo e fotos elaborada para a aula de Gestão no Ensi-

no Básico (MPGE-UNISINOS). O encontro Escola ComVida:

compartilhando saberes, fazeres e alegrias na experiência

de gestão da escola nos conduziu a vivenciar na prática da

escola, observando e dialogando com gestores, o papel do

gestor escolar na educação básica.

Na chegada ao XI Seminário Paulo Freire, cidade de

Santa Rita fomos recepcionadas com um delicioso café, mo-

mento de acolhimento e aproximação. Na solenidade de

abertura, painel Democracia, Escola, Campo e Cidade – Es-

tratégias de Intervenção Social e Política em uma Pedagogia

Libertadora tivemos a oportunidade de ouvir a fala do Mes-

tre Davi Stival que trouxe reflexões sobre a democracia no

sentido da participação plena da população. Enfatizou que

a cidade organizada tenha voz e vez e que as mobilizações

estejam fundamentadas em projetos. Drª Vanessa Gonçalves

Dias também explanou com uma retomada histórica sobre

movimentos sociais, produzindo reflexões sobre os diferentes

movimentos sociais existentes e a maneira de expressão dos

novos movimentos sociais. Durante o debate, seguido após

discurso dos palestrantes, muitos questionamentos foram

destacados: “O grande desafio é nos libertarmos como in-

divíduos para depois dar asas para os outros se libertarem.”,

“falas generalistas”, “resiliência”, “profecia: se não falarmos as

pedras falarão por nós”, “A faculdade deve descer do pedes-

tal”, “As coisas não podem ser impostas, precisam ser dialo-