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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

vez mais politizados. Desse modo, num primeiro momen-

to esse componente aproxima os acadêmicos do curso de

Licenciatura com referenciais epistemológicos e políticos,

no intuito de instrumentalizar os acadêmicos em formação

para uma inserção nos contextos escolares. Anterior a essa

inserção no contexto escolar, em aula, são oportunizados

estudos que aprofundam e alargam a compreensão do ser

e estar na profissão docente, e a responsabilidade em copo-

tencializar a cidadania dos educandos.

O autor em suas concepções de cidadania estabelece

que a mesma, nada mais é, do que a compreensão do ser na

realidade, podendo assim, conscientemente atuar em favor

de mudanças. É humanamente necessário ter a consciência

da cidadania e a compreensão de todos os direitos e deveres

como pessoa. Existe ainda uma relação direta entre a alfabe-

tização e a cidadania, pois para Freire, deve-se alfabetizar o

sujeito, para que exerça melhor a cidadania, esta alfabetiza-

ção vai além da pura e simples compreensão do código que

é o alfabeto, mas sim de cunho político para que possa ser

feito uma leitura do mundo em que se está inserido. Desta

forma ele expressa: “seria mais forte ainda se disséssemos: a

alfabetização como formação da cidadania ou alfabetização

como formadora da cidadania” (FREIRE, 2000, p.45).

Freire defende a cidadania com características co-

letivas, portanto, defende a mesma como a compreensão

da aquisição de direitos na luta de melhores condições de

trabalho e da dignidade na prática docente, pois para ele

não há diferença entre cidadania e docência. Para Freire,

“ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os

homens se libertam em comunhão” (FREIRE, 1981, p. 27).

Nessa concepção, define cidadania como: “condição de ci-

dadão, quer dizer, com o uso dos direitos e o direito de ter

deveres de cidadão”. (FREIRE, 1981, p. 45).

Em suas lições o estudioso, recorda aos educadores,

que ensinar demanda reconhecer que a “educação é uma for-

ma de intervenção no mundo” (FREIRE, 1996, p.98). Portanto,

esse movimento de articular ensino com pesquisa, apoiados