Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1292 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1292 / 2428 Next Page
Page Background

1292

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

do semestre, do ano de 2017, os acadêmicos do referido

Curso, realizaram uma pesquisa com base num projeto da

PECC II que apresentava como tema central a Identidade

Docente e o Campo Profissional do Licenciado em Compu-

tação. A proposta era realizar um diagnóstico e análise do

contexto regional/local, em relação à informática na educa-

ção e/ou o ensino da Computação nas escolas públicas. Um

olhar aprofundado a respeito do Projeto Político Pedagó-

gico até às práticas dos educadores, com o objetivo de de-

senvolver pesquisa e produção de conhecimento, acerca do

contexto educacional local e regional, articulando os desa-

fios da informática na educação e o ensino da computação,

aliado ao compromisso com a construção da identidade do

Licenciado em Computação.

A articulação da teoria com a prática é um princípio

que o próprio Paulo Freire defendia em suas obras. Freire

(1996) enfatiza que é necessário dar condições para que o

aprendiz possa desenvolver senso crítico num processo de

aprendizagem, pois ambos os envolvidos, tanto educador

quanto o educando, estão sujeitos a uma via de duas mãos

que envolvem meios de formação, construção e criação.

Neste sentido, argumenta também, todo educador é um

pesquisador e precisa socializar o seu conhecimento de ma-

neira que o educando possa fazer análise de sua realidade

espacial e temporal a fim de transformá-la.

Portanto, trata-se de uma pesquisa teórica e práti-

ca desenvolvida no Curso de Licenciatura, no qual a teoria

de Paulo Freire tem alicerçado inúmeros trabalhos no co-

tidiano do curso, pautado em inúmeros princípios, entre

eles de que “ensinar exige reflexão crítica sobre a prática”.

(FREIRE, 1996, p. 38).

OBJETIVOS

Este trabalho tem por finalidade socializar uma ação

educativa desenvolvida no Curso de Licenciatura em Com-

putação, na disciplina de Prática Enquanto Componente

Curricular (PECC) no segundo semestre do Curso de Licen-