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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

em especial, analisar a presença de Paulo Freire no contexto

educacional brasileiro,

com o objetivo de qualificar a educa-

ção no país. Assim, de forma permanente provoca os edu-

cadores, a refletir a respeito de suas práticas e os caminhos

possíveis para inovar e fortalecer o processo de formação

de sujeitos.

Esse evento instiga às instituições comprometidas

com a formação de profissionais da educação, a valorizar

os aportes políticos e epistemológicos, como fonte, e como

luz para iluminar novas práticas educativas. É exatamente

com esse olhar que o Instituto Federal Farroupilha,

Campus

Santo Ângelo, vem assumindo a formação de professores,

para além de um preceito legal, de sua lei de criação, mas

como uma responsabilidade social com o desenvolvimento

humano. Com rigorosidade e com afeto são desenvolvidos

inúmeros projetos com a finalidade de preparar profissio-

nais da educação cientes de suas responsabilidades diante

de um contexto educacional que está a exigir novas postu-

ras e novos encaminhamentos.

A Prática Enquanto Componente Curricular - PECC, é

apenas uma, das inúmeras disciplinas que compõe a matriz

curricular do Curso de Licenciatura em Computação, que no

cotidiano, se solidariza com a formação de professores ino-

vadores e progressistas, princípio continuamente defendido

por

FREIRE.

Nesse movimento, de formação permanente de pro-

fessores o garimpo teórico nas obras de Paulo Freire é con-

tínuo, vale ressaltar:

[...] quanto mais capacitado como profissional,

quanto mais se utiliza do patrimônio cultural, que

é o patrimônio de todos e ao qual todos devem

servir, mais aumenta sua responsabilidade com os

homens. O compromisso só é válido quando está

carregado de humanismo, só é consequente quan-

do está fundado cientificamente. (FREIRE, 1987, p.

20).

Esse rigor epistemológico permeia as ações no Curso

de Licenciatura em Computação, que de forma articulada