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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

desenvolve projetos interdisciplinares, com o objetivo de

formar profissionais preparados para transformar a realida-

de educacional do país, indiscutivelmente convictos de que

“a mudança é difícil, mas é possível” (FREIRE, 1996, p.76).

É oportuno analisar importante concepção da teoria

Freireana:

Por isso, é fundamental que, na prática da forma-

ção docente, o aprendiz de educador assuma que

o indispensável pensar certo não é presente dos

deuses nem se acha nos guias de professores que

iluminados intelectuais escrevem desde o centro do

poder, mas, pelo contrário, o pensar certo que su-

pera o ingênuo tem que ser produzido pelo próprio

aprendiz em comunhão com o professor formador.

(FREIRE, 1996, p.22).

Este princípio Freireano remete a pensar que nos cur-

sos de Licenciatura que formam professores é essencial o

diálogo entre discentes em formação e o professor forma-

dor. A Prática Enquanto Componente Curricular, oportuni-

za aos acadêmicos do curso estudos e análise de questões

epistemológicas, e políticas no intuito de revelar a rigorosi-

dade com a formação de professores cada vez mais com-

prometidos com o desenvolvimento humano, e na constru-

ção da cidadania.

Dentro deste âmbito político epistemológico da for-

mação de aprendizes educadores é imprescindível pensar:

“Daí, a necessidade que se impõe de superar a situação

opressora. Isto implica num reconhecimento critico, na “ra-

zão” desta situação, para que, através de uma ação trans-

formadora que incida sobre ela, se instaure uma outra, que

possibilite aquela busca do ser mais.”(FREIRE, 1982, p.35).

Acreditar no potencial ou na força do processo de

educação é o grande convite que Freire faz aos educadores,

chamando a atenção a respeito do verdadeiro papel do pro-

fessor no contexto atual: Compromisso com a humanização

e com a própria existência humana. A PECC de forma per-

manente, destaca que o profissional de educação necessita

assumir um compromisso com a formação de sujeitos cada