Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1300 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1300 / 2428 Next Page
Page Background

1300

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Essa é uma realidade encontrada pelos alunos do

Curso de Licenciatura. Foi um movimento de apreensão da

realidade, que segundo Freire é exigência para ensinar. Há,

uma intencionalidade em contribuir, para essa mudança na

maneira de ensinar, na medida que é adotada uma postura

de pesquisador e, com isso, aptidões são desenvolvidas para

promover aprendizagens significativas no educando, com o

apoio de tecnologia educacional.

Diante desse contexto, é imprescindível, adotar uma

postura de cooperação, lembrando que, às experiências de

ensino e aprendizagem oportunizadas em aula, com o apoio

das tecnologias, podem ampliar as circunstâncias de cons-

trução do conhecimento.

O computador pode ser também uma tecnologia

que favorece a expansão da inteligência. Tudo de-

pende da forma como sua utilização for cultivada

pelos seus usuários. No nosso objetivo de estudo,

se o seu uso for realizado a partir de certas condi-

ções pedagógicas, pode ampliar as oportunidades

de aprendizagem do usuário, além de contribuir na

estruturação de um raciocínio diferenciado em ter-

mos de eficiência, rapidez, precisão e o uso racional

da automação. Nesse caso, os benefícios da tecno-

logia podem ser reinvestidos em favor do próprio

conhecimento, possibilitando uma continuidade

no encadeamento de novos saberes. (PAIS, 2010,

p.106).

O maior desafio dessa investigação foi compreen-

der que mesmo estudando uma licenciatura voltada para

as uso da tecnologias, devemos entender que não seremos

somente professores ou gestores de espaços de tecnologia,

seremos formadores de cidadãos, e como tais, temos a res-

ponsabilidade de contribuir para as mudanças educacionais,

necessárias e urgentes na atualidade.

RESULTADOS ALCANÇADOS (OU ESPERADOS)

Esse trabalho oportunizou compreender o contexto

atual das escolas públicas, e os desafios enfrentados no co-